PAGES
Os melhores atletas brasileiros de SUP
Que o Stand Up Paddle já é um sucesso no Brasil e no mundo, não é novidade para ninguém. Aqui, você vai conhecer os maiores nomes brasileiros que já conquistaram o seu lugar no SUP a nível mundial.
Continue com a gente para saber mais!
Conheça Nicole Pacelli, a primeira campeã-mundial de SUP feminino
Natural de Guarujá, São Paulo, Nicole Pacelli é filha do surfista Jorge Pacelli. Nasceu em maio de 1991 e, com apenas 22 anos de idade, conquistou o título de primeira campeã do Circuito Mundial de SUP da categoria Wave. Logo em seguida, ganhou o primeiro lugar do Pro Women’s Turtle Bay no Hawaii.
Nicole gosta de superar desafios. Ela já foi a única mulher a competir o Sunset Beach SUP World Championships e foi a primeira atleta brasileira a surfar no Jaws de SUP. Em uma entrevista para a Red Bull, Nicole diz que o maior desafio que já enfrentou foi ter competido os Jogos Pan-Americanos com três meses de gestação.
Entre as principais conquistas da atleta, podemos citar os dois títulos de Campeã-mundial de Stand Up Paddle – Wave, dos anos de 2013 e 2014, o International Surfing Association (ISA) Games World Champion, além de ter sido quatro vezes Campeã Brasileira de SUP Wave, em 2010, 2012, 2014 e 2015, e foi a primeira brasileira, de ambos os sexos, a surfar Jaws de SUP, em 2016.
Atletas brasileiros que são destaque no SUP
Além da Nicole, outros atletas brasileiros também são destaque no SUP no Brasil e no mundo. Se liga aí:
- Luiz Diniz: ganhou duas vezes o Stand UP ISA World Champion.
- Aline Adisaka: já conquistou quatro vezes o título de campeã brasileira de SUP Surf.
- Lena Ribeiro: conquistou medalha de ouro do SUP nos Jogos Pan-americanos, em 2019
- Vinnicius Martins: campeão no SUP Race World Champion
Melhores lugares para Stand Up Padde no Brasil
Nicole Pacelli contou os seus lugares preferidos para SUP no Brasil. Quer saber quais são? Então fique com a gente!
Top 3 melhores lugares para SUP em território brasileiro:
1 – Maresias, São Paulo
Embora tenha nascido em Guarujá, o seu lugar preferido é Maresias. Ela diz que lá é onde tem a melhor onda do Brasil – são fortes e tubulares. Por isso, não é muito recomendado para quem está começando a praticar o esporte. Foi lá que ela aprendeu quase tudo o que sabe sobre surf e é o seu principal lugar para treino.
2 – Guarujá, São Paulo
Nicole diz que foi em Guarujá que ficou de pé em uma prancha pela primeira vez. A sua primeira tentativa de Stand Up Paddle também foi lá. Por mais que ela considere um lugar muito especial, as ondas de Guarujá são constantes.
Então, você consegue praticar SUP quase todos os dias do ano, o que é muito bom para quem está tentando aprimorar a sua técnica no SUP. Além disso, você também tem contato com diferentes tipos de ondas. Ela afirma que considera a praia do Guarujá uma das melhores para aprender a surfar de SUP.
3 – Porto de Galinhas, Pernambuco
Com água quente e cristalina, impossível não se apaixonar por Porto de Galinhas. A surfista diz que a praia é ótima para a prática de SUP e remadas. A bela paisagem das piscinas naturais composta por recifes de coral deixa o treino ainda melhor. Sua indicação é a praia do Cupe, onde as ondas são boas e manobráveis, especialmente em maré cheia.
Outras praias e lugares brasileiros para a prática de Stand Up Paddle que Nicole indicou são:
- Itacimirim, Bahia
- Ibiraquera, Santa Catarina
- Rio Araguari, Amapá
- Baleia, São Paulo